Linhas de Pesquisa

As atividades de pesquisa de cada Programa estão organizadas em linhas de pesquisa.
 
Programa Profissional (Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental):
 
  • Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental: uso de ferramentas conceituais e metodológicas da ecologia para propor ou implementar soluções para problemas ambientais.
 
Programa Acadêmico (Mestrado Acadêmico em Ecologia e Bimonitoramento e Doutorado em Ecologia):
 
  • Ecofisiologia e Comportamento Animal: investigação das relações entre organismos e ambiente, incluindo suas causas e consequências, tendo por foco os níveis de organização biológica de indivíduos e grupos sociais.
  • Ecologia de Populações e Comunidades: investigação dos padrões espaciais e temporais de distribuição e abundância dos organismos, incluindo suas causas e consequências, tendo por foco os níveis de organização biológica de populações e comunidades.
  • Ecologia das Interações: investigação das relações entre organismos de espécies distintas, incluindo suas causas e consequências, tendo por foco os níveis de organização biológica de indivíduos, populações e comunidades.
  • Ecotoxicologia e biomonitoramento: investigação sobre o monitoramento da estrutura e função de sistemas ecológicos submetidos a perturbações.
  • Epistemologia, Teoria Ecológica e Ensino: investigação dos processos relacionados à produção e transmissão de conhecimento em ecologia.
  • Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental: uso de ferramentas conceituais e metodológicas da ecologia para propor ou implementar soluções para problemas ambientais. 
 
Para conhecer os potenciais orientadores dos cursos (Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Mestrado Acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento e Doutorado em Ecologia) associados a cada linha de pesquisa consulte o item “Corpo Docente” do menu principal.