Fontes de Financiamento

A Capes apoia financeiramente os cursos acadêmicos de pós-graduação do país (Mestrados Acadêmicos e Doutorados) através dos programas Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação), para cursos avaliados com conceito 3 a 5, e Proex (Programa de Excelência Acadêmica), para cursos avaliados com conceito 6 e 7. A Capes não apoia financeiramente os cursos de Mestrado Profissional.
 
Nosso Programa Acadêmico (Mestrado Acadêmico e Doutorado), tendo conceito 6 pela Capes, é apoiado pelo Proex. Os recursos do Proex são aplicados de acordo com um plano de metas acadêmicas proposto pelo Colegiado e com acompanhamento de uma Comissão de Gestão (CG-PROEX), composta pelo Coordenador, um docente e um estudante.
 
O Programa Acadêmico tem apoiado as atividades acadêmicas dos orientadores e de seus estudantes por meio de editais públicos, que são divulgados na página do programa.
 
Nosso Programa Profissional (Mestrado Profissional), por não receber apoio da CAPES, é mantido por recursos de projetos de outras agências de fomento (por exemplo, FAPESB) e/ou pelo apoio das instituições a que estão vinculados os estudantes. 
 
O curso de Mestrado Profissional, sendo sediado em instituição pública de ensino, não pode receber pagamento de pessoa física. Além disso, já que as atividades dos docentes junto ao curso estão entre suas atribuições básicas de ensino e formação de pessoal, os mesmos não recebem remuneração adicional por participar do curso.