Atas das Reuniões dos Colegiados
Atas das Reuniões do Colegiado dos Cursos Acadêmicos (Mestrado Acadêmico e Doutorado)
2024
- Informes. Matrículas 2024.1. Bolsas. Planejamento acadêmico 2024.2. Pedidos de estudantes: homologações, defesas e prorrogações. O que ocorrer..
- Informes. Bolsas. Recursos financeiros. Planejamento acadêmico 2024.2. Pedidos estudantes: homologação, defesa, prorrogação. Aula inaugural. O que ocorrer.
- Informes. Sucupira quadrienal. Planejamento acadêmico 2024.2. Apoio do Nupex aos PPG do IBIO. Pedidos estudantes: homologação, defesa, prorrogação, aproveitamento dos estudos. Recursos financeiros. Recredenciamento. O que ocorrer.
- Informes: Sucupira quadrienal; Planejamento acadêmico; 2024.2; Recredenciamento. Pedidos estudantes: homologação, defesa, prorrogação, aproveitamento dos estudos. Recursos financeiros. Seleção novos discentes 2025. Seminário de auto-avaliação (05 e 06 de dezembro). O que ocorrer.
2023
- Informes. Eleição da nova coordenação. Representações nos colegiados e núcleos do instituto. O que houver.
- Informes. Inclusão de orientação e coorientação. Extensão de prazo de defesa. Homologação de defesa. Trancamento de semestre e de curso. O que ocorrer.
- Relatório da comissão de seleção referente ao EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S A PROFESSOR VISITANTE 2023 do Programa de PósGraduação em Ecologia: Teoria Aplicação e Valores (PPG EcoTAV) da Universidade Federal da Bahia (Edital PV 005/2023 da PRPPG UFBA).
- Seleção interna para as bolsas de doutorado sanduíche.
- Informes. Crise Administrativa. Pedidos de defesa. Homologação de defesa. Pedidos de Trancamento. Seleção 2024. Recurso PROAP/Outros recursos. Autoavaliação. Planejamento 2024.1. Credenciamento Luisa Viegas. Pedido Mestrado Profissional. Aposentadoria Profa. Blandina. O que ocorrer.
2022
- Informes. Pedidos de extensão de prazo. Formação de banca de defesa. Homologação de defesas. Apreciação do manual de defesa do PPG. Apreciação da proposta do NUPEX. O que houver.
- Informes. Homologação do relatório da comissão de seleção de professor visitante. Pedidos de aproveitamento de crédito. Formação de banca de defesa. Desistência do curso. Pedidos de extensão de prazo. Homologação de defesas. O que houver.
- Informes. Pedidos de aproveitamento de crédito. Desistência do curso. Formação de banca de defesa. Pedidos de extensão de prazo. Homologação de defesas. Indicação de orientador. O que houver.
- Informes. Apreciação do relatório da Profa. Juliana Hipólito. Indicação de orientador. Homologação de defesa. Aproveitamento de Créditos. Solicitação de recursos. Alunos sem orientação. Sugestão sobre registro de dois coordenadores proposta pelo Prof. Charbel Niño. O que houver.
- Informes. Aproveitamento de créditos. Indicação de coorientador. Indicação para o edital professor visitante no Brasil CAPES/PrInt/UFBA. Pedido de extensão de prazo de defesa. Homologação de defesa. Inclusão orientador. Trancamento de disciplina. O que houver.
- Informes. Alteração de orientação e coorientação. Aproveitamento de créditos. Auxílios financeiros. Inclusão de coorientador. Formação de banca de defesa. Extensão de prazo de defesa. Homologação de defesa. Trancamento de curso. Grupos de trabalho. O que ocorrer.
- Informes. Inclusão de orientação e coorientação. Auxílios financeiros. Formação de banca de defesa. Extensão de prazo de defesa. Homologação de defesa. Trancamento de disciplina. Trancamento de curso. Edital CAPES PRINT. Eleição de novo vice-coordenador. O que ocorrer.
- Seleção interna para as bolsas de doutorado sanduíche. Banca de defesa.
- Informes. Homologação da seleção de novos alunos para a turma 2023.1. Relatório do seminário de avaliação. Recredenciamento. Inclusão de orientação e coorientação. Formação de banca de defesa. Extensão de prazo de defesa. Homologação de defesa. Trancamento de disciplina. O que ocorrer.
2021
- Informes. Análise e deliberação sobre pedidos de extensão de prazo de defesa e bolsa. Análise e deliberação sobre comissões de avaliação de tese e dissertações. Análise e deliberação sobre edital para aluno especial. Indicação de orientação para discentes da turma 2020.1.
- Homologação dos inscritos no processo de seleção para estudante regular 2021. Análise e deliberação sobre comissões de avaliação de tese e dissertações. Análise e deliberação sobre os pedidos de extensão de bolsa e prazo (bolsas Capes e Fapesb).
- Informes. Homologação do resultado do processo seletivo para aluno regular, ano 2021. Análise e deliberação sobre os pedidos referentes ao edital de apoio aos estudantes. Cronograma das reuniões ordinárias para o ano de 2021.
- Homologação do resultado do edital para professor visitante 2021.
- Homologação de defesa de doutorado. Solicitação de banca de defesa. Composição da comissão de bolsas. Pedidos de prorrogação de defesa.
- Informes. Análise e deliberação sobre pedido de inclusão de co-orientação. Indicação de nomes para compor a comissão do Prêmio Capes de Tese. Análise e deliberação sobre pedido de apoio. Análise e deliberação sobre pedido de extensão do prazo de defesa. Homologação de defesas. Indicação de orientador para discentes da turma de 2021. Aproveitamento de disciplinas cursadas. O que ocorrer.
- Apreciação e deliberação de Ata aprovada ad referendum. Análise e deliberação sobre os pedidos de apoio dos estudantes relacionado ao edital “Apoio a discentes”. Análise e deliberação sobre os pedidos de oficialização de co-orientador. Análise e deliberação sobre os pedidos de trancamento de disciplina. Solicitação de descredenciamento do programa. Homologação de defesa. Discussão sobre as bancas de acompanhamento.
- Informes. Solicitação de apoio referente ao edital apoio a discentes. Solicitação de apoio a projeto de extensão. Solicitação de desistência de curso. Deliberação sobre aproveitamento de disciplina cursada. Resultado do formulário sobre o levantamento das bancas de acompanhamento (a pedido da Representação estudantil). Análise e deliberação sobre pedido de troca de orientação. Análise e deliberação sobre pedido de adiamento de qualificação. Indicação de nomes para compor a comissão de priorização das candidaturas a Bolsa Sanduíche. O que ocorrer.
- Análise e deliberação sobre os pedidos de homologações de tese e dissertação.
- Relatório Sucupira. Inserção de co-orientação. Formação de comissão de avaliação de defesa de dissertação. Solicitação de desligamento do curso. Apreciação da proposta de projeto com a África.
- Informes. Proposta de política dos programas em Ecologia. Solicitação de apoio referente ao edital apoio a discentes. Solicitação de apoio a projeto de extensão. Solicitação de desistência de curso. Deliberação sobre o planejamento 2021.2. Composição da comissão de priorização das candidaturas a Bolsa para estágio no exterior (Sanduíche). Credenciamento. Discussão sobre perfil docente. Homologação de dissertação. O que ocorrer.
- Descredenciamento do professor Mauro do programa. Solicitação de apoio financeiro. Pedido de prorrogação de defesa. Decisão judicial do caso de Thame Gomes Ferreira.
- Homologação do relatório da Comissão para Estágio do Exterior (bolsa Sanduíche). Homologação de trabalho final. Homologação de candidatura a bolsa para professor visitante. Análise de choque de horários de disciplinas obrigatórias do doutorado em 2021.2. Ratificação de aproveitamento de disciplinas cursadas na graduação.
- Informes. Apreciação de ata Ad referendum. Eleição para a coordenação do programa para o biênio 2021-2023. O que ocorrer.
- Homologação de banca.
- Informes. Solicitações de auxílio financeiro ao programa. Solicitações de extensão do prazo de defesa. Solicitações de emissão de diploma. Formação de banca de acompanhamento. Aproveitamento de estudos. Formação de banca para reconhecimento de doutorado. Solicitação de Registro de Coorientação. O que houver.
- Informes. Solicitação de extensão do prazo de defesa da estudante Patrícia Guerra e Maria Carolina. Solicitações de emissão de diploma das estudantes Amanda Amorim da Silva Cardoso e Gabriela De la Rosa. Aproveitamento de créditos dos estudantes Arthur Lima da Silva e Elaine Cardoso Santos. Trancamento do curso da estudante Laene Silva Araújo. Pedido de credenciamento do Prof. Claudio Reis. Solicitação de sugestões para a jornada pedagógica para o NAE. Solicitação de Registro de Coorientação do aluno Lucas Assumpção. Consolidação da Eleição de Representante Discente. O que houver.
- Informes. Solicitação de trancamento de disciplina. Aproveitamento de créditos. Apreciação do relatório de pós-doutorado de Lucas Forti. Deliberação sobre defesas a distância no próximo semestre. O que houver.
- Aprovação de banca de defesa de Yuri Costa. Aprovação de banca de defesa de Clara Resende Pires. Solicitação de inclusão de co-orientadores para o discente Vitor Renk. Solicitação de aprovação de Missão científica do Prof. Francisco Barros. Aprovação da ata de defesa de Yuri Costa. Apreciação de manifestação do Prof. Charbel El. Hani. O que ocorrer.
- Solicitação de aprovação de Missão Científica do Prof. Doriedson Gomes
2020
- Informes. Homologação das inscrições ao processo seletivo do PPG ECOTAV 2020. Solicitações. O que ocorrer.
- Solicitações. O que ocorrer.
- Homologações de defesas. Solicitações: Inserção de co-orientação; Avaliação de pedidos para formação de bancas; Extensão de prazo; Candidatura Capes/Print; Solicitação de apoio.
- Homologações de defesas.
- Abertura do sistema de bolsas da CAPES. Andamento do projetos de mestrado e doutorado. Defesas de mestrado e doutorado. Relatório Sucupira. Situação de candidata do doutorado.
- Discussão sobre a distribuição das bolsas para os discentes de mestrado.
- Homologação do resultado da Comissão de Seleção para o edital nº 10/2019 – “Bolsa Sanduíche”.
- Informes. Comissão e critérios Prêmio CAPES de Tese. Formulário enviado pela Coordenação Acadêmica. Formação de comissão para discutir o processo seletivo do PPG. Discussão sobre a indicação dos melhores trabalhos do PPG para o relatório Sucupira. Solicitações: Solicitação de apoio para publicação; Diploma de Rejane; Atividades na pandemia; solicitações de apoio para realização do teste de proficiência para o edital Bolsa Sanduíche. Dados sobre os estudantes afetados pela quarentena. Avaliação institucional. O que ocorrer.
- Extensão de prazo e bolsa em período de pandemia. Solicitações: Prorrogação de prazo de defesa; Bancas de acompanhamento. Indicação para programa do NUPEX.
- Informes. Critérios para a avaliação das comissões de acompanhamento. Avaliação dos pedidos para formação das comissões de acompanhamento: Ivan Pedro Azevedo Campo; Elaine Cardoso Santos; Emerson Campos Barbosa Júnior; Umberto Diego Rodrigues de Oliveira; Tainá de Souza Duarte Nogueira; Vítor Melo Souza. Discussão sobre a revisão do Regimento Interno do Instituto de Biologia. Solicitação de apoio: Rafaela Lorena. O que ocorrer.
- Discussão sobre o RI do IBio. Orçamento do PPG para os anos 2020/2021.
- Informes. Edital CNPq 25/2020. Relatório Sucupira. Semestre suplementar. Propostas para trazer professores 2021. Avaliação dos pedidos de banca de acompanhamento.
- Informes. Planejamento acadêmico do Semestre Letivo Suplementar. Pesquisa Orientada. Bolsas CAPES. Solicitações: Co-orientação; Homologações.
- Homologação do resultado da eleição para a representação docente no Colegiado do PPGEcoTAV.
- Informes. Análise e deliberação sobre a comissão de avaliação da tese de Leonardo Resende. Análise e deliberação sobre mudança de orientação. Homologação de defesa de tese (Fabiana Amorin). Análise e deliberação sobre Qualificação. Indicação para representação do PPG na Coordenação Acadêmica. Indicação para representação do PPG no NUPEX. Indicação para representação do PPG no NAE. Análise e deliberação sobre Prorrogação de bolsas da FAPESB. Ampliação dos prazos de defesa. Perfil docente. Recomendações para as defesas remotas do PPGEcoTAV. Discussão sobre o processo seletivo 2021. Discussão sobre o orçamento do PPG 2020/2021.
- Informes. Análise e deliberação sobre comissões de avaliação de tese e dissertações. Discussão sobre o relatório Sucupira. Discussão sobre o processo seletivo 2021. Discussão sobre o orçamento do PPG 2020/2021. Solicitações: Apoio financeiro; Exclusão de disciplina. Matrícula de discentes em disciplina do semestre 2019.2. Repositório da UFBA.
- Planejamento do semestre 2021.1.
- Proposta da disciplina Introdução à Ciência Cidadã e seu uso na Ecologia e Conservação para o semestre 2021.1.
2019
- Homologação das inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em 2019.
- Informes. Solicitação de extensão de prazo para defesa de mestrado e doutorado. Trancamento de matrícula. Homologação de defesa. O que ocorrer.
- Homologação dos resultados do processo seletivo para mestrado e doutorado acadêmicos.
- Homologação de dissertações.
- Homologação. Avaliação de bancas. Solicitação de inserção de co-orientação. Dilatação de prazo. Solicitação ao edital apoio a professores.
- Solicitação de prorrogação de defesa. Solicitação de manutenção de bolsa. Resultado da Comissão de bolsas. Calendário de reuniões da PGETAV. Normativa para bolsas. Indicação de professor tutor (PAEC + seleção). Aproveitamento de estudos. Aula inaugural.
- Formação da comissão para o edital no. 001/2019 PRINT/UFBA - bolsas de doutorado sanduíche. Discussão sobre aplicação do novo Projeto Pedagógico. Formulários: cronograma de atividades do ano. Comissão de avaliação do curso. Solicitações de discentes. Indicação de orientadores.
- Informes. Eleição para a coordenação do PPGECO. Solicitação de apoio. Formação de banca para defesa de tese. Formação de banca de acompanhamento. Aproveitamento de estudos. Mudança de orientação. Desistência de curso. Homologação de dissertação. O que ocorrer.
- Homologação do relatório da comissão do PDSE.
- Apreciação de banca de dissertação. Homologação das bancas de acompanhamento. Homologação de dissertação. Aproveitamento de estudos. Inclusão de co-orientação. Credenciamento. Regimento SIGAA. Solicitação de apoio. Solicitações.
- Informes. Formação de banca de acompanhamento. O que ocorrer.
- Indicações para o edital Capes-PrInt. Perfil para concurso. Solicitações: Mudança de projeto; Aproveitamento de estudos.
- Informes. Planejamento 2019.2. Solicitações: Co-orientação; Dispensa de disciplina; Mudança de orientação; Homologação de defesa. Formação de banca de acompanhamento. O que ocorrer.
- Homologação de trabalhos finais. O que ocorrer.
- Homologação de planejamento 2019.2. Planejamento financeiro 2019/2020. Solicitações.
- Informes. Desligamento de docente. Homologações de defesas de doutorado e mestrado. Aproveitamento de estudos. Pedido de inclusão de orientação/vice-orientação. Pedido de auxílio financeiro. Solicitação de reconsideração de distribuição de bolsa. Reconsideração de reprovação em disciplina: Jean Nascimento dos Anjos. Dúvida sobre prazos para defesa. Edital de professor visitante. Reunião autoavaliação do PG. O que houver.
- Definição de perfil para contratação de professor. Homologações. Solicitações. Edital PROPG apoio a doutorandos.
- Informes. Perfil para professor visitante. Solicitações: Apoio para campo; Apoio a congressos; Mudança de tema de dissertação; Trancamento; Inclusão. Repositório UFBA.
- Avaliação e indicação dos candidatos inscritos para a seleção de professor visitante do edital UFBA 2019-2020. Planejamento acadêmico 2020.1. Comissão de seleção 2020.1. Simpósio "Mulheres na Ciência". Afastamento. Autoavaliação. Proposição de disciplinas.
- Apuração dos votos para representante no Colegiado.
- Informes. Solicitações: Trancamento de disciplina; Aproveitamento de créditos; Dispensa de disciplina. Homologação de banca de mestrado. Candidatura ao edital Capes/Print. Aprovação do planejamento didático para o semeste 2020.1. O que ocorrer.
- Informes. Aprovação do edital do processo seletivo 2020. Solicitação de homologações de trabalhos finais. Solicitações: Trancamento de semestre; Exclusão de disciplina; Aproveitamento de créditos; Banca de acompanhamento; Substituição de orientação; Dilatação de prazo. Comissão gestão Capes. O que ocorrer.
2018
- Leitura e aprovação de atas. Homologação das inscrições (mestrado e doutorado) da seleção 2018. Planejamento 2018.1. Edital CAPES-PrInt. Solicitações. Homologações de diploma. Avaliação do curso. O que ocorrer.
- Avaliação e indicação dos candidatos inscritos para a seleção de professor visitante do edital UFBA 2017-2018, segunda etapa.
- Informes. Resultados eleição membro do colegiado. Aprovação de bancas de defesa de mestrado e doutorado. Solicitações de prorrogações de prazos. Pedido de diploma. Aproveitamento de disciplina. Matrícula fora de prazo. Inclusão de co-orientação. Solicitação referente a créditos necessários para defesa no prazo. Comissão Bolsas. O que ocorrer.
- Informes. Apreciação de banca de doutorado. Discussão sobre perfil docente para concorso do Instituto de Biologia. Aproveitamento de estudos. Calendário das reuniões ordinárias. O que ocorrer.
- Informes. Apreciação dos pedidos de defesas e formação de bancas. Apreciação do pleito do professor Ricardo Dobrovolski. Prestação de contas do PPG 2017-2018. Previsão de gastos do PPG 2018-2019. Formação de comissão para o planejamento acadêmico 2018.2. Homologação de bancas. O que ocorrer.
- Informes. Apreciação dos pedidos de aproveitamento de disciplinas. Apreciação dos pedidos de trancamento de disciplinas. Apreciação de pedido de prorrogação de prazo de defesa. Apreciação do pedido de homologação de tese. Edital para alunos especiais. Solicitação de exclusão de disciplina. Matrícula fora de prazo. Edital de apoio a estudantes. Apreciação de inclusão de co-orientação. Solicitação de desligamento do programa. Planejamento 2018.2. Credenciamento. O que ocorrer.
- Informes. Apreciação dos pedidos de aproveitamento de disciplinas. Apreciação dos pedidos de trancamento de disciplinas. Apreciação de pedido de exclusão de disciplinas. Apreciação do pedido de homologação de tese. Solicitação de auxílio estudantil. Regimento 2009/2016 (limites/implementação). Comissão de seleção 2019.1. Credenciamento. Formação de banca. O que ocorrer.
- PROPAR professor Mauro Ramalho. Pedido de substituição de orientação. Inclusão de co-orientação. Indicação do prof. Hilton para NUPEX. Convocação de eleições para o Colegiado.
- Apreciação do pedido de credenciamento no PPGEcoBio.
- Apuração dos votos para candidatos ao Colegiado.
- Informes. Solicitação de desligamento do curso. Solicitação de aproveitamento de disciplinas. Financiamento das bancas de doutorado. Apreciação dos pedidos de homologação de tese. Edital para bolsista PNPD. Alteração de orientação. Calendário de reuniões 2018.2. O que ocorrer.
- Indicação de representante do PPGEcoBio no NAE. Financiamento das bancas de defesa. Oficialização do edital para PNPD.
- Informes. Solicitação de credenciamento/desligamento do curso. Solicitação de aproveitamento de disciplinas. Plebiscito sobre o financiamento das bancas. Apreciação das propostas para disciplinas/cursos. Apreciação dos pedidos de homologação. Indicação de candidatos ao programa PAEC/mestrado. O que ocorrer.
- Indicação de representantes para a comissão de seleção ano 2019.
- Informes. Seleção PNPD. Planejamento 2019.1. Seleção 2019.1. Seminário de avaliação. Matrícula fora de prazo. Solicitações. Aproveitamento de créditos. Trancamento de disciplinas. O que ocorrer.
- Perfil docente. Solicitação do professor Gilson Carvalho. Editais internos do PPGEcoBio. Edital para apoio a estudantes. Edital para apoio a professores. Comissão de recredenciamento. Distribuição de bolsas. Homologações. Solicitações: Trancamento de disciplina; Aproveitamento de estudos.
- Aprovação do planejamento 2019.1. Homologações. Solicitações: Matrícula fora do prazo; Trancamento de semestre. Leitura de carta.
- Aprovação do planejamento 2019.1. Indicação de supervisor para o professor PNPD/Lucas Forti. Formação de bancas para mestrado: Beatriz Lima; Alice Barros. Julgamento das solicitações de apoio financeiro aos estudantes.
2017
- Informes. Aprovação das atas. Solicitações e processos. Tarefas relatório Sucupira. Formação da comissão de planejamento didático. O que ocorrer.
- Eleição de coordenador e vice para o colegiado do PPG Ecologia e Biomonitoramento.
- Homologação do resultado do processo seletivo para ingresso no PPGECOBIO de 2017.
- Aprovação de atas de reunião. Planejamento didático 2017.1. Solicitações e processos.
- Distribuição de bolsas
- Eleição de coordenador e vice para o colegiado do PPG Ecologia e Biomonitoramento.
- Homologação de bancas de defesas; Problemas de atrasos na entrega das dissertações.
- Informes. Apreciação das bancas e datas das defesas dos doutorandos. Inserção de disciplina na proposta pedagógica do PPGEcoBio. Aula inaugural do semestre 2017.1. Critérios para hierarquização das propostas de professor visitante. Demanda do PPGEcoBio para o concurso de professor adjunto. Sugestões para os artigos 75 e 76 do REGPG. Cursos ministrados por professores do exterior. Solicitação do professor Charbel. Solicitação da estudante Caren Souza. Ingresso de estudantes estrangeiros. Tradução da página do PPGEcoBio. Calendário de reuniões. O que ocorrer.
- Informes. Destinação de verbas do Proex. Solicitações de professores (Jacques Delabie, Adriana Medeiros e Ruy Kikuchi). Formação de comissão - Prêmio Capes de tese. Comunicados (discentes Débora Sales e professora Flora Jucá). Homologações: a) banca e data de defesa de teses; b) Dissertação; Avaliação de processos; Cancelamento de matrículas. O que ocorrer.
- Informes. Leitura e aprovação de ata. Comissão Prêmio Capes. Processos. Aproveitamento de estudos.
- Sugestões ao REGPG. Planejamento didático 2017.2.
- Informes. Cancelamento de matrículas. Cursos de professores estrangeiros. Aprovação de planejamento. Processos e solicitações (trancamento, aproveitamento de estudos, e matrícula). Edital de apoio a estudantes. O que ocorrer.
- Homologação de defesa de tese.
- Informes. Demandas de vagas do PPG para 2018. Comissão de seleção para 2018.1. Planejamento 2018.1. Solicitações: Apoio financeiro; Regularização de histórico; Aproveitamento de estudos; Trancamento e exclusão; Desligamento do curso; Credenciamento. Edital de apoio a discentes.
- Edital de apoio a estudantes.
- Seleção de estudantes do programa PAEC.
- Informes. Comissão de seleção 2018.1. Recredenciamento dos professores. Apresentação da Comissão de Avaliação do Instituto de Biologia. Solicitação de diárias para o professor Marcos Rossi. Solicitações.
- Informes. Leitura e aprovação de atas. Edital Capes PrInt. Solicitações. Homologações. Indicações de nomes para a Comissão de Avaliação Institucional. Eleição do substituto a vice-coordenação do PPG. Calendário de reuniões 2018.
Atas das Reuniões Conjuntas dos Colegiados dos Cursos Acadêmicos e do Curso Profissional
- Reunião Extraordinária 28 de agosto de 2017
- Reunião Extraordinária janeiro de 2018