Populações tradicionais e a auto-gestão da floresta amazônica venezuelana: O caso de sucesso do acordo de conservação de Suapure__24 Jul 2020, 10:15h (Brasília), Prof. Dr. Pedro Trejo, Univ. de Los Andes, Colômbia

Descrição

Na Amazônia venezuelana em uma floresta na Bacia do Rio Caura, uma comunidade afrodescendente administra um acordo de conservação, onde são aproveitados produtos não madeireiros como a sarrapia (Dipteryx punctata) (também conhecida como cumaru ou tonka beam), óleo de copaíba (Copaifera officinalis) ou amargo (Angostura trifoliata), os quais juntamente com financiamento internacional permitem o sustento das famílias da comunidade de Aripao. Devido à crise na Venezuela múltiplos problemas têm sido criados onde as estruturas sociais têm sido afetadas. Prof. Pedro Luis Trejo Moreno possui graduação em Engenharia Forestal e mestrado em Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente pela Universidad de Los Andes (Mérida-Venezuela), onde é atualmente professor e doutorando junto ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido na Universidade Federal do Pará (Belém-Brasil).